Harmonização Orofacial

Toxina Botulínica

A Terapia com toxina botulínica (popularmente conhecido como Botox®), comercialmente conhecida como Botox® pode ser aplicada com finalidade estética e/ou terapêutica. A aplicação terapêutica da toxina botulínica contribui para corrigir ou melhorar desordens, tais como: apertamento dentário, bruxismo, enxaquecas de origens musculares, sorrisos gengivais, assimetrias faciais entre outras indicações. A toxina botulínica age no músculo, promovendo diminuição do tônus muscular, ou seja, promovendo relaxamento muscular da região aplicada.

Uso terapêutico

Para as pessoas que sofrem com o bruxismo, apertamento dentário, cefaleias tensionais, dores orofaciais de origens musculares, disfunção da articulação têmporo-mandibular, hipertrofia de masséter, sorriso gengival, sorriso assimétrico, disfunção de ângulo de comissura labial ou em pré-operatório de cirurgias periodontais e de implantes, entre outras indicações a toxina botulínica surge como uma excelente alternativa e completo nos procedimentos odontológicos.

Como é o procedimento?

Inicialmente analisa-se criteriosamente a face do paciente e seu sorriso. Realizamos fotos inicias e fazemos antissepsia. Após a higienização realizamos as marcações da região que irá ser aplicado o produto. Para as pessoas mais sensíveis, pode-se lançar mão de um creme anestésico tópico, que deve ser aplicado de 30 a 60 minutos antes do procedimento. O efeito do procedimento, começa a ser percebido entre 48 e 72 horas após as aplicações, e tem o pico máximo após 15 dias.

Quanto tempo dura?

Durabilidade de 3 a 6 meses, variando de pessoa para pessoa. Tudo irá depender da rotina e metabolismo de cada um, além da dose aplicada.

Quantas sessões são necessárias e em que intervalo?

Uma vez finalizado o efeito, pode-se aplicar novamente a toxina. A continuidade do tratamento ao longo dos anos faz com que a duração do efeito seja maior. Dependendo da durabilidade do efeito, paciente pode fazer uma sessão a cada 3 meses; uma sessão a cada 4 meses; uma sessão a cada 5-6 meses.

Tem alguma contraindicação?

A aplicação da toxina botulínica está contraindicada em pacientes com hipersensibilidade (alergia) a qualquer dos componentes do produto. Não é recomendado para pacientes gestantes e que estejam em fase de amamentação. Não se pode aplicar em em local infectado; contraindicado em pacientes com doenças neuromusculares (Síndrome de Lambert-Eaton, Esclerose amiotrófica lateral, Esclerose múltipla, Miastenia Grave e Síndrome de Guillain-Barré).

Quais são os efeitos colaterais?

A toxina botulínica é segura e eficaz, porém após as aplicações podem ocorrer efeitos colaterais transitórios como: dor de cabeça e náusea principalmente no primeiro dia, os quais podem ser controlados com medicamento e pequenos hematomas os quais logo desaparecem.

Ácido Hialurônico

O ácido hialurônico é um preenchedor, biocompatível, empregado para preencher as rugas formadas com o tempo e repor o volume ósseo perdido durante o processo de envelhecimento (para a reestruturação facial). É indicada para áreas como:

  • olheiras profundas (SulcoNasoJugal)
  • Rugas finas ao redor dos olhos (“pé de galinha”)
  • Aumento do queixo para quem tem deficiência de projeção de queixo (mento)
  • Aumento da maçã do rosto (Zigomático)
  • rinomodelação ( Nariz )
  • Rugas sobre os lábios (as tão chamadas códigos de barra)
  • Lábio (volume labial, contorno labial, filtro)
  • Linhas de marionete
  • Rugas nasolabiais (“bigode chinês”)
  • Correção de ângulo da comissura labial (boca triste)
  • Cicatrizes de acne
  • Contorno mandibular

Preenchimento de Olheiras

O preenchimento na região das olheiras é realizado com uma substância natural do próprio organismo – ácido hialurônico – portanto, totalmente segura e reabsorvível. Além de trazer volume à região, o ácido hialurônico tem grande poder de hidratação, ele ajuda dando suporte e estrutura onde houve a reabsorção óssea. Causada por uma série de fatores como baixa vascularização do local, cansaço, perda óssea ao redor dos olhos, genética e alterações hormonais, a região das olheiras são de bastante incômodo para maioria dos pacientes, podendo ser solucionada de maneira rápida, através de um procedimento simples, sem intervenção cirúrgica, a qual o paciente pode continuar suas atividades regulares no mesmo dia. Lembrando que para otimizar os resultados é necessário associação com bioestimuladores de colágeno para melhorar a flacidez palpebral nessa região.

Tempo de duração: aproximadamente 1 ano, sendo necessário reaplicação após esse período, tendo em vista que não paramos de envelhecer.

Preenchimento Labial

O preenchimento da região dos lábios é indicado para pacientes com lábios finos, sem volume e sem contorno, que desejam melhorar a definição do seu contorno, e a definição do arco do cupido e um aumento no volume, proporcionando harmonia facial além da melhora na aparência e autoestima do paciente. Também é indicado para pacientes cujos lábios invaginaram pelo processo de envelhecimento.

É um procedimento simples, rápido e totalmente seguro, sem intervenção cirúrgica, onde o paciente pode retornar a suas atividades normais no mesmo dia, e sem dor.

Bioestimuladores de colágen

Fios Faciais

O envelhecimento facial é ocasionado pela perda de colágeno; o que leva a um aumento da flacidez, ocasionando excesso de pele e perda de sustentação dos tecidos da face. Os fios faciais constituem um procedimento não-cirúrgico, pouco invasivo, para o tratamento destas áreas de flacidez facial, reorganizando tais tecidos que sofreram queda consequente do envelhecimento e provocando o efeito “lifting”, além de favorecer o aumento da espessura da pele e a sua viscoelasticidade.

O procedimento é realizado no consultório e sob anestesia local, com duração em torno de 30 minutos à uma hora e meia, dependendo da quantidade de fios e número de regiões a serem colocados. O efeito é observado de imediato quando se utiliza fios com espículas ou cones e tem durabilidade de cerca de 1 ano e meio.

É indicado para casos como:

Face

  • queda da maçã do rosto;
  • formação do bigode chinês;
  • deslocamento da gordura do terço médio da face (dando aspecto de “buldog”);
  • perda do contorno da mandíbula

Frontal (testa)

Com os fios faciais conseguimos fazer um levantamento das sobrancelhas (protocolo “fox eyes”).

Pescoço

Flacidez na região cervical (pescoço).

Nariz

  • No procedimento de elevação da columela nasal, podemos associar os fios e o AH (ácido hialurônico), para um resultado mais satisfatório.
  • Nariz negroide (achatado e largo). Com os fios faciais conseguimos fechar levemente a asa do nariz e levantá-lo, melhorando o aspecto achatado e largo;
  • Nariz caído. Com os fios faciais conseguimos levantar a ponta do nariz.

Sculptra

Com o envelhecimento, temos uma redução significativa da produção de colágeno, elastina e de ácido hialurônico, desse modo, a pele passa a perder a sua firmeza e sustentação.

 O sculptra é um bioestimulador composto a base de ácido poli-L-lático (PLLA), um polímero sintético que estimula a produção natural do próprio colágeno do organismo, por meio do estímulo de uma célula chamada fibroblasto, trazendo de volta a firmeza e sustentação da pele da face perdidas ao longo do tempo.

O procedimento é realizado no consultório e sob anestesia local, com duração em torno de 30 minutos à uma hora e meia.

Intradermoterapia – Combate à Flacidez

Consiste na aplicação de uma série de substâncias conjuntas que auxiliam no rejuvenescimento da pele envelhecida, flácida e opaca.

Compõe este procedimento:

  • O ácido hialurônico associado ao condroitin, de extrema importância para a hidratação e manutenção do turgor e elasticidade da pele
  • A elastina, restaurando a derme e melhorando a flacidez
  • Silício orgânico, melhorando o turgor e diminuindo as rugas
  • Dmae, substância com ação firmadora, melhorando a flacidez
  • Ácido alfa lipóico, com atividade antioxidante combatendo radicais livres e auxiliando na regeneração de tecidos lesados, dentre outras substâncias.

Para melhoria da flacidez da pele são necessárias em torno de 13 a 10 sessões com intervalo de 15 a 30 dias entre uma sessão e outra.

Reestrututração facial (Lift full Face, conhecida na área médica como MD codes)

É uma técnica de preenchimento com ácido hialurônico que dá volume à face envelhecida e harmonização orofacial.

Combina uma série de pontos – ou códigos – na face onde devem ser realizadas as aplicações. Essa técnica potencializa o efeito do lifting, já que são depositados produtos em pontos específicos do rosto, além de um melhor resultado após as aplicações.

A técnica fornece resultados imediatos no rejuvenescimento facial, de maneira rápida e através de um procedimento não invasivo, de maneira precisa a deixar a face harmonizada e com aparência jovial por devolver o volume perdido e preencher os espaços das rugas formadas com o tempo.

É um procedimento que dura de 12 meses a 2 anos, sendo a substância reabsorvida pelo próprio corpo após esse período. Uma técnica totalmente segura que confere sustentação à pele, devolvendo os traços da juventude e satisfação ao paciente que busca maneiras

Skinbooster

O Skinbooster é uma técnica inovadora de hidratação injetável através do ácido hialurônico, que neste caso não tem função preenchedora, mas sim de profunda hidratação. Ele corrige a perda de água da pele, devolvendo a hidratação e conferindo uma pele com maior vitalidade, mais macia e viçosa. O tratamento melhora a elasticidade da pele e estimula a síntese de colágeno, resultando também em uma pele rejuvenescida e de aspecto muito mais saudável.

O procedimento é rápido, realizado no consultório. Utiliza-se anestesia tópica e as aplicações de injeções de ácido hialurônico para a hidratação são administradas na derme profunda, atuando em regiões mais profundas que os cremes para esta finalidade não alcançam. O paciente segue suas atividades normais após as sessões, sem necessitar de repouso.

As sessões variam de acordo com cada tipo de pele e paciente, contudo são indicadas cerca de três sessões com intervalo de um mês entre cada uma delas. E para manutenção, uma sessão a cada seis meses.

Bichectomia

Bichectomia é o nome dado para a cirurgia de redução das bochechas com o objetivo de aumentar o espaço mastigatório e evitar traumas na mucosa da bochecha, para quem a mordisca frequentemente, além de afinar o rosto. A intervenção consiste basicamente na retirada das bolas de gordura chamadas de “Bolas de Bichat”. Mas, o que são elas?

A bola de Bichat é uma gordura localizada num plano mais profundo na face entre os músculos masséter (da mastigação) e bucinador (bochecha), ou seja, são aglomerados de gordura que adicionam volume às bochechas. Como eles não têm um papel vital na vida adulta e estão longe de ter funções dos principais órgãos ou nervos, a sua remoção será feita sem qualquer consequência.

Estas gorduras, quando removidas, contribuem com a harmonia da face. A partir de inúmeros estudos, está provado que a remoção ou excisão das bolas ou bolsas de Bichat, não produzirá qualquer deficiência nos tecidos em indivíduos adultos, quando a técnica é corretamente indicada e não acelerará o processo de envelhecimento.

Lipólise de Papada

O excesso de gordura submentual (papada), é conhecida como “queixo duplo”, e é extremamente resistente à perda de medidas, mesmos após dietas e exercícios físicos, afetando a estética facial de adultos, incluindo homens e mulheres, causando um impacto negativo no bemestar de um indivíduo, impedindo uma definição harmônica da linha mento (queixo)-pescoço.

Conhecida como lipopapada é uma opção de tratamento não cirúrgico para redução de gordura submentual.

É possível também realizar a lipoaspiração mecânica dessa gordura e de outras gorduras que eventualmente estejam em excesso na face, sob anestesia local.

Lifting de Lábios ou “Lip Lift”

O lábio jovem é curto e expõe os dentes quando a boca está entre-aberta. Além disso, tem um vermelhão da boca volumoso e evertido.

O envelhecimento dos lábios é um fato que incomoda muito as mulheres. Com o passar do tempo, assim como todas as partes do corpo, os lábios também envelhecem. A ação da gravidade e do tempo faz com que ele estique e inverta o vermelhão da boca para dentro. Isso acarreta em um lábio longo e sem vida, impedindo a adequada exposição dos dentes, configurando uma face envelhecida.

Uma das consequências desse envelhecimento gradual é a perda da gordura labial e a acentuação do ângulo entre o nariz e o lábio causando um aumento desse tecido, provocando assim uma estética desfavorável em que o paciente não expõe os seus dentes em repouso. Mas também existe o fator genético em que a pessoa já nasce com essa porção labial aumentada. Para todas essas pessoas a cirurgia de lip lift é indicada.

Lifting de lábios ou lip lift é uma cirurgia indicada para pacientes que tem o lábio muito longo com o objetivo de encurtar o lábio superior e é uma das soluções para o envelhecimento dos lábios e a chave para um sorriso mais belo e jovem. A cirurgia de lip lift é um procedimento cirúrgico ambulatorial, ou seja, feita sob anestesia local, indicada para pessoas que possuem a linha do sorriso mais baixa, que não expõem os dentes em repouso. Essa cirurgia consiste em uma pequena incisão na base do nariz. É então realizado um pequeno descolamento da pele e então retirado o excesso de pele. Também é feito um procedimento para everter o vermelhão da boca. A cicatriz fica mais aparente nos primeiros 3 meses, porém escondida na linha subnasal, após um ano fica praticamente imperceptível.

Ozonioterapia

A ozonioterapia consiste num processo em que é administrado gás de ozônio no corpo para tratar alguns problemas de saúde. O ozônio é um gás composto por 3 átomos de oxigênio que tem importantes propriedades analgésicas, anti-inflamatórias, antimicrobianas e anti-fúngicas, além de ter um efeito de melhora da oxigenação dos tecidos, assim como fortalecimento do sistema imune. Devido às suas propriedades, esta é uma terapia que pode ser sugerida no tratamento de problemas crônicos, como artrite, dor crônica, feridas infectadas e atraso da cicatrização. Na odontologia, utilizamos na HOF (Harmonização orofacial e em cirurgias odontológicas) nos procedimentos utilizamos o ozônio nas formas de água ozonizada, óleo ozonizado e aplicação de gás ozonizado.

Peeling Químico

É um tratamento estético que consiste na aplicação de determinados tipos de ácidos sobre a pele. Esses ácidos são escolhidos de acordo com a necessidade do paciente e irão promover uma renovação celular, tratando manchas senis, melasma e linhas finas de expressão. Os peelings também são capazes de promover um lifting facial, hidratar e melhorar a textura da pele.     

Microagulhamento

É uma técnica de indução de colágeno realizada através de pequenas agulhas que provocam microlesões na pele. Esse processo faz com que o próprio organismo produza colágeno e elastina para reparar essas microlesões, promovendo melhora da firmeza, fechamento de poros, hidratação e melhora da textura da pele. Além disso, os microcanais abertos pelas agulhas permitem que o princípio ativo específico alcance as camadas mais profundas da pele.

Indicado para tratamento de manchas, cicatrizes de acne, hidratação, linhas finas de expressão, controle de oleosidade e poros dilatados.

LEDs e LASER de baixa potência

Consiste no processo de modulação das atividades celulares, através de uma fonte de luz não agressiva. O uso do LASER e LED é uma forma de tratamento que quando combinada a outros procedimentos estéticos, torna-se ainda mais eficaz.

Pode ser utilizado em todos os tipos de pele, é indolor e promove hidratação, aumento da elasticidade cutânea, brilho, estimulação da produção de colágeno e redução da inflamação e edema.